Mais de 80 animais foram retirados das vias públicas em Juazeiro no mês de maio

(Foto: ASCOM)

Ao longo do mês de maio, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) retirou dos logradouros públicos 81 animais de médio e grande porte que trafegavam pela área central e bairros de Juazeiro, colocando em risco a vida de condutores, ciclistas e até pedestres.

As espécies mais apreendidas durante o trabalho de fiscalização são: cavalos, mulas e jegues. Em sua maioria esses animais têm responsáveis, no entanto, insistem em criar os animais soltos na cidade. De acordo com a Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa (CPA), os animais encontrados em vias públicas, ainda que devidamente identificados, serão apreendidos e recolhidos ao curral municipal.

A Lei ainda afirma que o animal deverá permanecer no curral municipal por até 72h, caso o proprietário não pague a multa para remoção e/ou não procure o mesmo dentro do prazo, os animais apreendidos serão doados, conforme descrito no CPA. As multas variam de um VRF R$ 120,65 até cinco VRF R$ 603,25.

O Secretário Agenor Souza pede a compreensão dos proprietários. “Solicitamos os cuidados necessários, especialmente com o local onde esses animais serão criados, uma vez que, as vias públicas não são para esta pratica. Mais uma vez agradecemos a população de Juazeiro que esta ativa nas denúncias e reclamações no que compete ao ordenamento da nossa cidade”.

A Secretaria ainda informa que as denúncias e reclamações podem ser realizadas pelo telefone (74) 3612 3581, através do 153 da Guarda Civil Municipal (ligação gratuita) ou pessoalmente na sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro s/n Centro.

Deixe uma resposta