Maria Elena critica Governo do Estado por vetar investimentos no Carnaval de Petrolina

(Foto: Divulgação)

O desgaste entre a gestão de Petrolina com o Governo do Estado ganhou mais um capítulo na tarde dessa sexta-feira (9). A secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Petrolina, Maria Elena emitiu uma nota afirmando ter havido exclusão do governo Paulo Câmara (PSB) em relação aos investimentos desse ano.

De acordo com a secretária, mesmo com 87% de aprovação na edição de 2017 o carnaval de Petrolina foi excluído de recursos estaduais para a realização dos quatro dias de folia. Ainda segundo Maria Elena, mesmo com pouco recurso a edição de 2018 será realizada com um polo a mais e a estimativa do crescimento de 15% no público desse ano.

Nossa equipe tentou entrar em contato com a secretaria de Cultura do Estado (Seculte), mas foi informada que devido ao recesso carnavalesco no Recife, o expediente havia sido encerrado mais cedo.

Leia a seguir a nota emitida pela secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Petrolina:

Foi com surpresa e estranhamento que recebemos a informação de que, após vários anos, o Governo do Estado não fará nenhum investimento no Carnaval de Petrolina 2018. Mesmo depois de consolidarmos, merecidamente, a condição de polo oficial da programação de Pernambuco, nossa cidade foi preterida.

Ano passado, Petrolina fez um grande Carnaval. Aprovado por mais de 87% da população e turistas. A rede hoteleira da cidade ficou lotada, a economia foi aquecida e a produção cultural local foi privilegiada com cerca de 90% de atrações da região. Grandes artistas se apresentaram como Geraldo Azevedo, Maciel Melo e a banda Araketu para um público médio de 30 mil pessoas por noite.

Apesar desses vários fatores, mesmo com o fortalecimento e crescimento do ciclo carnavalesco, a cidade de Petrolina foi excluída dos investimentos do Estado. Não entendemos porque nos anos anteriores, com um evento mais modesto, a cidade recebeu recursos e agora, após ampliar e consolidar o Carnaval, a capital do Sertão foi negligenciada pelo Governo.  Fica o questionamento: qual o critério para excluir dos investimentos a maior cidade do Sertão, com a quinta maior população entre os municípios de Pernambuco? Petrolina parece que, de repente, não é mais prioridade para o Governo do Estado.

Apesar da negligência do Governo de Pernambuco com nossa riqueza cultural e nossa gente, a Prefeitura de Petrolina realizará um grande Carnaval em 2018. Com menos recursos, sem apoio nenhum do Estado, teremos a ampliação do evento com cinco polos (um a mais que em 2017) e cerca de 60 artistas em quatro noites de festa. Mais uma vez nossa rede hoteleira está lotada e nossa expectativa é de um público nos polos 15% superior ao do ano passado. Tudo isso, com a Prefeitura gastando menos que no ano passado.

Diante disso, lamentamos a postura do Governo com os petrolinenses e a cultura de nossa cidade. Ainda assim, asseguramos que isso não afetará o sucesso do Carnaval 2018 e, mesmo sem apoio do Estado, teremos quatro noites inesquecíveis de folia e esplendor cultural no Sertão.

Maria Elena Alencar – secretária de Cultura, Turismo e Esporte de Petrolina

Deixe um comentário