Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

MEC pede mudança no início do horário de verão, para evitar choque com data do Enem

(Foto: Reprodução/Internet)

O horário de verão em 2018 terá início apenas em novembro, para não atrapalhar a apuração durante a eleição de outubro. No entanto, a data anunciada pelo Governo Federal coincidirá com a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 4 de novembro.

Entretanto, o Ministério da Educação (MEC) já acionou o presidente Michel Temer (MDB) para alterar a data. Segundo o MEC, há uma preocupação de que a mudança nos relógios possa confundir os candidatos nos diferentes estados.

Se não houver modificação, o horário de verão começará à meia-noite do dia 4 de novembro e terminará em 16 de fevereiro de 2019. O pedido deve ser encaminhado à Casa Civil, comandada pelo ministro Eliseu Padilha e a mudança depende de alteração em decreto presidencial.

O horário de verão é aderido nos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste, além do Distrito Federal e desde 2008 um decreto presidencial estabelece as datas para início e fim do programado, utilizado de forma continua desde 1985, com a função de diminuir o consumo de energia.

Deixe uma resposta