MEC revoga decisão de não avaliar estudantes em alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria que deixava de avaliar as crianças de sete anos em fase de alfabetização. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (26) apôs uma polêmica criada no começo da semana, quando o ministro Ricardo Vélez Rodríguez anunciou a não avaliação.

Vélez teria demitido o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Marcos Vinicius Rodrigues. Os dois discutiram rispidamente em reunião que tratou da desistência em avaliar o nível de alfabetização das crianças a na segunda-feira (25), informou a Folha de São Paulo.

A demissão ainda não foi confirmada oficialmente e estaria aguardando decisão do presidente Jair Bolsonaro. Rodrigues é ex-professor da Fundação Getulio Vargas e foi indicado pelo grupo de militares de reserva que auxilia o governo desde a transição.

O pedido de não acompanhar o conhecimento das crianças foi criticada por especialistas, porque a alfabetização é considerada o momento mais importante da educação. Especialistas enfatizam que um aluno alfabetizado de maneira insuficiente dificilmente terá condição de continuar aprendendo na escola. (Com informações de Exame).

Deixe um comentário