Merendeiras cobram pagamento de salários atrasados e faz manifestação no MPT

Grupo tem reunião marcada com promotora do Trabalho (Foto: Blog Waldiney Passos)

As merendeiras terceirizadas das escolas estaduais de Pernambuco estão com atividades paralisadas desde ontem (18) e na manhã dessa quarta-feira (19) um grupo de 20 profissionais se reuniu em frente ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para cobrar o pagamento das remunerações em atraso.

O grupo tem uma reunião agendada para discutir algumas pautas e, antes de encontrarem a promotora, as merendeiras conversaram com a nossa equipe. Maria Pereira disse que até o momento o Governo de Pernambuco não sinalizou positivamente para a categoria.

“Todos os meses para a gente receber nosso pagamento a gente tem que fazer uma mobilização, ai eles ficam no jogo de empurra-empurra: o Governo diz que repassou para a empresa, a empresa diz que não recebeu e nós no meio. Nós cumprimos nossa obrigação de trabalho”, afirmou.

Ainda segundo Maria, além de dois meses de salário em atraso é necessário ainda regularizar a situação dos tickets alimentações e vale transporte. “O que a gente recebe? Recebe nada. Na verdade ninguém está olhando pra nós. Nós iremos ficar de braço cruzados, vamos buscar nossos direitos na Justiça. Ou a empresa [Premium] ou o Governo vai ter que pagar a nós”, disse.

Ontem nossa produção entrou em contato com o Governo do Estado, mas até o momento não tivemos retorno sobre uma previsão de pagamento. De acordo com o Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Empresas de Asseio, Limpeza, Urbana, Locação de Mão de Obra, Administração de Imóveis, Condomínios de Edifícios Residenciais e Comerciais da Região do Sertão do Estado de Pernambuco (SIEMACO), além das merendeiras, porteiros e auxiliares de serviço geral também estão paralisadas em todos os municípios do Sertão.

Durante nossa reportagem as merendeiras foram impedidas de entrar no MPT com a alegação de que o grupo precisava se dispersar. Apenas três pessoas foram autorizadas a participar da reunião, representando a categoria.

Deixe uma resposta