Mês de conscientização sobre autismo terá exposição fotográfica e concerto especial em Petrolina

(Foto: Internet/lustração)

Uma programação diversificada será realizada em Petrolina durante todo o mês de abril para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na próxima segunda-feira (2). Com objetivo de informar à população sobre a complexidade do distúrbio, foram programadas exposições fotográficas, concerto no Parque Municipal Josepha Coelho e também uma formação para profissionais da área de saúde.

As ações fazem parte de uma parceria entre a prefeitura e a Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco (Amavasf).  A secretária executiva da Juventude e Direitos Humanos de Petrolina, Bruna Ruana, destaca que o dia 2 de abril é fundamental para a sociedade conhecer mais sobre o autismo.

“Nós precisamos aproveitar este dia comemorativo para mostrar que também é uma data de lutas. Trabalhamos pelos direitos humanos e para que a inclusão seja de fato para todos, com compromisso e respeito, sempre”, disse.

As principais características do autismo, utilizadas inclusive para diagnósticos, são chamadas de tríade de comprometimento: prejuízos na interação social, no processo de comunicação e na imaginação além da presença de comportamentos repetitivos. Essa “tríade” faz com que os autistas geralmente tenham dificuldade em imitar gestos alheios e em entender metáforas. Eles costumam apresentar também isolamento social, aversão a determinados sons, preocupação exagerada com coisas consideradas insignificantes e falta de empatia.

Confira a programação

  • Segunda (2)

8h – Conscientização sobre Autismo no Semáforo da Avenida Guararapes

9h – Abertura da Exposição ‘Infinito Particular’ da fotógrafa Rosângela Sá na Prefeitura de Petrolina

  • Terça (3)

19h30 – Projeto Inclusão e Melodia na Arena II do Parque Municipal Josepha Coelho com a Philarmônica 21 de Setembro.

  • Segunda (9)

7h – Abertura da Exposição “Infinito Particular” na Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade.

  • Segunda (16)

7h – Abertura da Exposição “Infinito Particular” na Secretaria Municipal de Saúde.

  • Domingo (18) – Formação para profissionais de saúde sobre autismo.
  • Quarta (25) – Formação para profissionais de saúde sobre autismo.

Deixe uma resposta