Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Meteorologista da APAC alerta para ocorrência de chuvas neste fim de semana em Petrolina e região

(Foto: Internet)

Desde ontem (06), o Sol voltou a aparecer em Petrolina (PE). Porém, as previsões indicam mais chuva pelo menos até o fim de semana para a cidade e região. Só no último domingo (02), em 24h choveu 33, 3 milímetros em Petrolina, mais da metade do esperado para todo o mês de dezembro.

No Programa “Super Manhã” da Rádio Jornal, o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Romilson Ferreira, explicou o motivo dessa variação climática: “O sistema continua atuando, nós temos um vórtice ciclônico de ar superior e a atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, as duas estão combinando e causando muita instabilidade na região, “disse.

De acordo com o meteorologista, a previsão é de mais chuva até o fim de semana para Petrolina e cidades circunvizinhas. “[…] O que os números indicam é que até o final de semana tenha chuva moderada/forte na região. Estamos ainda nas primeiras trovoadas, que sempre acontecem nessa época. A estação chuvosa no sertão é a partir de janeiro, esse é o fenômeno típico, que não acontece forte todos os anos por que a atmosfera é muito dinâmica, mas nós temos condições ideais para isso nesse momento, já que temos dois sistemas que estão construindo condições favoráveis para as chuvas no sertão”, informou Romilson.

Sobre o volume de chuva, Romilson alerta: “Os próximos dias serão de chuva moderada/forte, e ocasionalmente algumas cidades podem ter maiores volumes, e consequentemente pequenos alagamentos”.

Deixe uma resposta