Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pretende fazer do Vale do São Francisco um polo de fronteira de irrigação

(Foto: Divulgação)

Transformar o Vale do São Francisco num polo de produção agrícola com as mais modernas práticas de cultivo mundiais, a exemplo do uso adequado da água para irrigação, de produtos biológicos capazes de combater eficazmente pragas e da difusão de novas cultivares BRS produzidas pela Embrapa, a exemplo da uva ‘Vitória’.

Este foi o compromisso feito pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Camargo, durante reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) na tarde da última quinta-feira (3).

O secretário, que esteve no município na companhia do presidente da Embrapa, Celso Moretti e grande comitiva, incluindo o diretor do AgroNordeste, Danilo Forte, ouviu uma série de demandas do setor produtivo e demonstrou interesse em remover entraves para o sucesso de vendas das frutas do Vale no mercado nacional e internacional.

“Visitamos projetos de sucesso em áreas irrigadas de Petrolina e Juazeiro e pudemos constatar grandes avanços entre pequenos, médios e grandes produtores, mas ainda temos muitos desafios e o Vale pode contar com o trabalho conjunto de todas as unidades da Embrapa”, garantiu.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, avaliou positivamente o encontro e enfatizou que a parceria público privada vem ampliando os horizontes do segmento. “Com os compromissos assumidos hoje teremos muito mais avanços e retorno na forma de mais empregos e renda para Petrolina e região”, ressaltou o presidente enquanto entregava um documento com algumas demandas do setor.

AgroNordeste

Ao final da reunião, também entrou na pauta o projeto estratégico AgroNordeste, que foi lançado no final da tarde da última terça (1º) pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).

O AgroNordeste pretende impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural e será implantado em 2019 e 2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, alcançando uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

Deixe um comentário