Ministro de Temer, Fernando Filho quer ‘megaleilão’ do Petróleo antes das eleições

Fernando Filho está em Davos com o presidente Michel Temer

O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho pretende realizar ainda nesse semestre um leilão de petróleo. O ‘megaleilão’ como vem sendo chamado nos corredores do Planalto deve acontecer em junho, sob o regime de partilha e na previsão do Governo Temer, as receitas podem gerar entre R$75 bilhões e R$ 90 bilhões para o Tesouro Nacional.

“Queremos fazer em junho, se houver coordenação [entre os setores do governo], dá tempo” informou o ministro em entrevista ao jornal Valor Econômico durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O megaleilão tem como pré-requisito a revisão do contrato de cessão firmado pela Petróbras no ano de 2010. A estatal tem o direito de explorar seis blocos no pré-sal, porém com a crise, o Tesouro Nacional – credor da negociação – não tem verba para arcar com as diferenças de valor, já que o preço do petróleo internacional teve queda.

Não há consenso no governo Temer sobre a realização do leilão, no entanto junho é o prazo máximo para a realização de qualquer leilão de infraestrutura ou energia, antes das eleições.

Deixe um comentário