Na mira da justiça: MP de Petrolina entregará inquérito de Lampião à Defensoria

(Imagem: Pallheiros Lampião)

O Ministério Público de Petrolina (MPPE), instituição integrante do Júri Histórico de Lampião, que acontecerá no dia 31 deste mês, entregará aos advogados de defesa do réu o inquérito que tipifica os crimes que pesam sobre ele, amanhã (22), às 17 hs, na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), em Petrolina. O material dará embasamento à fase de instrução processual com a coleta dos depoimentos das testemunhas e ao interrogatório de Lampião.

LEIA TAMBÉM

Lampião, o ‘Rei do Cangaço’, vai a júri popular em Petrolina

O Júri Épico é um projeto acadêmico anual e propõe uma discussão interdisciplinar e atemporal. É de cunho processual, no qual haverá o conselho de sentença, que determinará a condenação ou a absolvição do ‘Capitão’ Virgulino, escolhido para ser o réu do primeiro Júri Épico. Toda a organização do evento é feita por alunos do curso de Direito que estão divididos em comissões, entre elas as equipes de defesa e  de acusação que dão assistência à Defensoria e ao Ministério Público, respectivamente.

Na busca por informações sobre os fatos que marcaram a vida de Lampião, os estudantes têm amparado seus estudos nas obras de escritores especialistas em cangaço, como por exemplo, Antônio Amaury Côrrea de Araújo, escritor da obra “Lampião Segredos e Confidências do Tempo do Cangaço” e o sergipano Robério Santos, autor do livro “Lampião e Volta Seca em Itabaiana”, que inclusive já garantiu sua presença no evento. A obra “Apagando o Lampião: Vida e Morte do Rei do Cangaço”, também é fonte de pesquisa. O seu autor, Frederico Pernambuco, se manifestou na rede social do júri épico:

“Desejo cumprimentar vivamente a iniciativa de promover o júri em que se dará o exame moral do papel de Lampião na história do Nordeste, no momento em que o dito papel se vê acrescido, mais e mais, no imaginário do nosso país”, ressaltou.

Os interessados em participar do Júri de Lampião podem fazer suas inscrições para cadastro de reserva pela internet.

Programação

Feira de artesanato, forró pé de serra e premiação para os participantes com o melhor traje épico, também fazem parte da programação do evento, além da participação da plateia na votação que selecionará o próximo réu do Júri Histórico 2020.

Deixe um comentário