No Dia do Cardiologista UPAE/IMIP de Petrolina homenageia profissionais e alerta para cuidados com a saúde do coração

(Foto: Reprodução/ IMIP)

Nesta quarta-feira (14) comemora-se o Dia do Cardiologista, e para ressaltar esta importante data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) homenageia os seus profissionais, chama a atenção para seus serviços e chama e alerta para cuidados.

A Atenção Especializada da UPAE dispõe de cardiologistas que realizam a investigação dos casos mais complexos, que não conseguem ser resolvidos na atenção básica. Mensalmente as vagas são disponibilizadas à VIII Regional de Saúde (Geres), que é responsável por distribuí-las aos sete municípios que a compõem. A marcação é feita pelas secretarias municipais de saúde.

Na Bioimagem são feitos exames de Telemetria, Eletrocardiograma (ECG), Teste Ergométrico, Ecocardiograma e MAPA. “Essa marcação é interna e atende à demanda da própria Unidade, ou seja, só os médicos do serviço podem solicitar os exames”, esclarece a coordenadora geral, Grazziela Franklin.

Já na urgência e emergência clínica do Pronto Atendimento (UPA 24h), a Unidade consegue prestar os primeiros socorros ao paciente cardíaco. “Nosso perfil é de urgência e emergência clínica, mas alguns pacientes acabam chegando com queixa cardíaca. Nestes casos, nós realizamos o primeiro atendimento e incluímos esse usuário na regulação para transferência”, informa a gestora.

Vale ressaltar que todo o processo de regulação é de responsabilidade exclusiva da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL). “Cabe à UPA 24h inserir o paciente no sistema e alimentá-lo diariamente com o seu quadro clínico”, completa.

Fatores de risco

Entre os principais fatores de risco associados às doenças coronarianas estão: sedentarismo; hipertensão; tabagismo; stress; obesidade e diabetes.

Dores no peito de início súbito, com ou sem irradiação para o membro superior esquerdo, costas ou pescoço, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vômitos, são alguns dos sintomas que podem indicar um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). O reconhecimento precoce dos sintomas é fundamental, e pode salvar vidas.

Prevenção

Proteja o seu coração praticando atividades físicas regularmente; tendo hábitos alimentares saudáveis (busque consumir mais frutas, vegetais, fibras e peixe e diminua o consumo de gorduras, açúcar e sal); controle o peso, a pressão arterial e o colesterol; não fume e tenha uma vida menos estressante.

Deixe uma resposta