“Novembro Azul”: falta de sintomas torna câncer de próstata perigoso e reforça necessidade de cuidar da saúde

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – perde apenas para o de pele – e de acordo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é responsável por 28,6% das mortes da população masculina que desenvolve neoplasias (doença na qual as células anormais se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo) malignas.

Para 2018 o Inca estimava o surgimento de 68 mil novos casos da doença no país, 23 mil se concentrariam em Pernambuco. Desse total, 11.380 seriam em homens. A nível regional o estado ocupa a segunda colocação no índice de pacientes futuramente diagnosticados com a doença. Sergipe apresenta uma taxa de 77,27 casos a cada 100 mil homens, Pernambuco vem logo atrás com 68,20, seguido pelo Piauí, com 63,42.

Ações do Novembro Azul em Petrolina

Justamente para alertar aos homens nesse mês as atenções na saúde se voltam à campanha do Novembro Azul, dedicado à conscientização desse grupo sobre a prevenção ao câncer de próstata. Para reforçar o diálogo com essa parte da população as unidades de saúde de Petrolina trabalham com uma programação especial.

LEIA TAMBÉM:

“Novembro Azul”: Blog Waldiney Passos faz série de reportagens sobre a campanha e aborda diversos temas

Semanalmente mutirões levarão uma série de serviços gratuitos ao público masculino, a exemplo do que aconteceu no último sábado (10) quando a Cohab VI, Cosme e Damião, C1 e São Gonçalo receberam as equipes de saúde do município.

Necessidade de quebrar tabu

Paralelo à programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o paciente pode e deve buscar apoio dos profissionais, realizando o exame preventivo e buscando as orientações necessárias já que muitos casos da doença não apresentam sintomas.

O câncer de próstata aponta seus sintomas quando cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura, afirma o Ministério da Saúde. Cenário que poderia ser diferente se os pacientes acima de 50 anos fizessem o exame de toque, mas o cuidado com a saúde esbarra no preconceito masculino.

Série de reportagem

Nas próximas semanas a série especial do Blog Waldiney Passos trará orientações sobre o exame, sintomas e também a respeito do tratamento da doença em Petrolina, já que a Apami é referência no interior do estado.

Deixe um comentário