‘Novo Mais Educação 2017’ vai beneficiar 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro

O trabalho é realizado pelo articulador da escola, o mediador de aprendizagem e o facilitador. (Foto: ASCOM)

O Programa Novo Mais Educação iniciou as atividades de 2017, com a formação dos gestores das escolas municipais de Juazeiro, nesta terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), e na quinta-feira (27) será a vez da formação dos articuladores que foram aprovados no Processo Seletivo.

Este ano o programa vai beneficiar cerca de 11 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 44 unidades escolares da sede e do interior do município. O novo formato do programa incluirá alunos com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática, além de ofertar atividades no campo das artes, cultura esporte e lazer.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves disse que os profissionais envolvidos no programa estão recebendo formação antes de iniciar os trabalhos com os alunos, para que os resultados sejam ainda melhores. “São mais de 400 profissionais envolvidos, entre gestores, articuladores, mediador, facilitador e coordenadores. A ideia é que toda a equipe esteja preparada para iniciar as atividades com os alunos no dia 08 de maio”, informou a secretária.

As escolas de Juazeiro optaram pela carga horária de 15 horas, e terão de contemplar as duas disciplinas (português e matemática) com quatro horas dedicadas a cada uma e oferecer outras três atividades. Essas últimas foram de livre escolha de cada unidade escolar, e estão inseridas no ‘Sistema Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo’. Os alunos inscritos no Programa permanecerão nas escolas em período integral e participarão das atividades extras no contraturno das aulas regulares, mantendo assim o bom andamento do ano letivo.

Segundo o coordenador do programa na SEDUC, Dennio Macêdo a atividade mais procurada foi a de iniciação musical/canto, coral/banda, onde 26 escolas fizeram esta opção, mas a capoeira, judô, dança e teatro/prática circense também estão entre as aulas que serão desenvolvidas com os alunos.

“O município adotou uma proposta de trabalho diferenciada para ajudar as escolas no processo de ensino aprendizagem dos alunos, bem como nas avaliações externas. Produzimos cadermos de planejamento para os articuladores e monitores que vão contribuir para os resultados do programa. Estamos entusiasmados para iniciarmos as aulas no início de maio”, ressaltou o coordenador.

O trabalho é realizado pelo articulador da escola, o mediador de aprendizagem e o facilitador. O primeiro é responsável pela coordenação e organização das atividades. O mediador é quem realiza as atividades de acompanhamento pedagógico e atua articulado com os professores da escola. Já o facilitador realiza as outras atividades.

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