Ocorrências de H1N1 crescem em Pernambuco e SES orienta municípios a reforçarem ações de prevenção

(Foto: SES/Divulgação)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco emitiu um alerta para todos os municípios, em relação ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocadas pela gripo H1N1. De acordo com a pasta, nas últimas três semanas a média semanal de notificações aumentou de 50 para 75.

Diante disso, a SES orienta aos municípios que reforcem as ações preventivas contra a influenza. Pernambuco já contabiliza 27 mortes pela síndrome. Dessas, cinco foram relacionadas ao H1N1 e uma ao vírus H3N2 (a primeira do ano). Entre as vítimas estão duas crianças, sendo uma de 1 mês e uma de 9 anos. Os demais pacientes tinham 17, 41, 45 e 75 anos.

Além do aumento das SRAG, também houve um aumento nos casos com maior gravidade da doença e as cidades as quais já apresentem a doença reforcem a atenção aos casos. A SES pede ao público alvo buscar a imunização nos postos de saúde.

As vacinas estão sendo distribuídas prioritariamente para trabalhadores da saúde, mulheres em pós-parto, crianças, idosos e população do sistema carcerário. A campanha de imunização segue até 1ª de junho em todo país.

Deixe um comentário