Outubro Rosa: movimento internacional de prevenção ao câncer de mama mobiliza sociedade e instituições

O Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, anualmente o mês de outubro, é um período de mobilizações.

Um dos mais comuns tipos de câncer em mulheres no mundo, o câncer de mama é responsável por mais de 28% dos novos casos de câncer em mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Segundo o Ministério da Saúde, em 2018 foram estimados o surgimento de 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Em alusão à Campanha, toda a sociedade e instituições se mobilizam com foco na prevenção do câncer de mama. Diversas ações são desenvolvidas, como palestras educativas, serviços de saúde, divulgação midiática, além da interação social que propicia o alerta.

Em Petrolina (PE),  a Catedral Sagrado Coração de Jesus, a prefeitura e também o Monumento da Integração receberam iluminação especial para relembrar condutores e pedestres da importância do autoexame da mama. A ponte Presidente Dutra, elo de ligação entre Juazeiro (BA) e Petrolina, também recebeu fitas na cor rosa.

O autoexame

A realização do autoexame é a melhor forma de conseguir identificar os primeiros sinais do câncer na sua própria mama, e prevenir a doença. Ao notar qualquer anormalidade é necessário consultar um médico mastologista ou ginecologista o mais rápido possível.

Outra forma de prevenção muito importante é a realização periódica do exame de mamografia, que deve ser feito anualmente por mulheres fora da faixa de risco e com mais de 40 anos d

Deixe um comentário