Pernambuco registra mais de mil homicídios no primeiro trimestre de 2018

Homens representam a maioria das vítimas de homicídios no estado.

Divulgado nessa quinta-feira (21) pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), o boletim trimestral do programa “Pacto Pela Vida” apontou 1.234 homicídios entre os meses de janeiro e março deste ano. O número é menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.524, mas ainda assusta.

Janeiro foi o mês com maior número de homicídios, sendo contabilizados 452 casos. Em fevereiro e março, os números fecharam em 416 e 366, respectivamente. O documento também aponta que o dia da semana em que mais se registra crimes violentos letais é o sábado, representando 18% do total de casos.

Homens na mira

Segundo o boletim, a maioria das vítimas de homicídios são homens, que representam 93,7% dos casos, ou 1.156 assassinatos. A maioria das vítimas de homicídios são pessoas pardas (93,4%), e o instrumento mais utilizado nos crimes foi a arma de fogo, usada em 82,7% dos casos. 50,6% das vítimas têm idade de 18 a 30 anos.

Mesmo com a melhoria dos números em relação ao ano passado, o secretário da pasta, Marcio Stefanni, afirmou que não há o que comemorar. “Não há o que comemorar, mas há que se dizer que nós encontramos um caminho. A população tem visto mais polícia na rua, tem visto mais ações do governo presente, tem visto o esforço pessoal do governador Paulo Câmara”, disse.

Deixe um comentário