Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Petrolina deve ganhar Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Petrolina está prestes a implantar um Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental, após a Câmara de Vereadores da cidade votar um Projeto de Lei de Gilberto Melo (PP). A matéria de número 087/2018 foi apresentada na sessão de quinta-feira (27) e aprovada por 17 votos a zero.

O PL busca “ampliar a conscientização sobre o tema, capacitar cidadãos a identificar sintomas presentes entre jovens e adolescentes e garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros de sofrimento ou transtorno psíquicos que possam conduzir ao suicídio”.

Autor da matéria, Gilberto Melo é presidente da Comissão de Saúde da Casa Plínio Amorim e justificou a importância da matéria. “Me preocupa muito essa situação que a gente vive na nossa cidade: jovens tirando sua própria vida”, disse.

Pedido de retirada

Citando alguns casos de repercussão na cidade, Gilberto destacou ser importante iniciar conversas no âmbito escolar e familiar, com apoio de profissionais especializados na área para ouvir os jovens. Ruy Wanderley (PSC) pediu ao colega de bancada que retirasse a matéria de votação, no sentido de readequar a matéria.

Isso porque na Audiência Pública promovida pela Câmara em setembro, Ruy havia se comprometido com os membros do Legislativo de Juazeiro (BA) a montar uma cooperação na prevenção ao suicídio. Com a negativa de Gilberto, o projeto foi votado e agora segue para sanção do prefeito Miguel Coelho.

Deixe uma resposta