Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Petrolina: FBC vai a Ministério da Saúde pedir agilidade em credenciamento de hospital do câncer e habilitação de unidade odontológica 

(Foto: ASCOM)

Nas próximas segunda e terça-feira (1º e 2) servidores do Ministério da Saúde estarão em Petrolina (PE) para uma visita técnica ao Hospital Oncológico Dom Tomás, administrado pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami). A informação foi confirmada nesta terça-feira (25) pelo ministro interino da Saúde, Adeilson Loureiro, ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Durante a audiência, em Brasília, o parlamentar também pediu celeridade na publicação de portaria do ministério que habilitará um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), garantindo a Petrolina e região um CEO Tipo 3 para o atendimento a pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“São medidas necessárias e urgentes para podermos melhorar ainda mais a saúde dos petrolinenses e sertanejos”, destaca o senador. Durante a visita, os técnicos do Ministério da Saúde irão avaliar o credenciamento do Dom Tomás como hospital oncológico vinculado ao SUS. Sob a gestão da Apami, a unidade presta assistência a mais de 1,5 milhão de pacientes de Petrolina e da região do Vale do São Francisco.

A manutenção e o custeio da Apami estão entre as prioridades do mandato de FBC no Senado. Só de emendas do senador direcionadas à Apami são mais de R$ 5 milhões (R$ 5.238.200,00) – recursos garantidos no orçamento da União em 2015, 2016 e 2018 e repassados pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. “Mas que, até hoje, não foram nem utilizados pelo governo do estado para a compra de equipamentos hospitalares nem transferidos à Associação”, observa o senador.

O Centro de Especialidades Odontológicas Tipo 3, que aguarda habilitação pelo Ministério da Saúde, terá capacidade de mais de sete cadeiras odontológicas e um maior número de serviços, desde atendimento clínico e diagnóstico de câncer de boca até endodontia e assistência a portadores de necessidades especiais. De acordo com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, esta unidade será construída na área central da cidade, que teve um CEO Tipo 2 reaberto pela atual gestão municipal.

Deixe uma resposta