Petrolina realiza Dia D de vacinação contra sarampo será neste sábado

(Foto: Ascom/PMP)

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre através de tosse, fala, espirro ou quando o doente respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Por isso, a Prefeitura de Petrolina convoca a todos para vacinar seus filhos, garantindo a proteção dessa doença que já estava em processo de erradicação no Brasil, e, infelizmente, voltou a ter registros de casos em algumas regiões do país, inclusive em Pernambuco. Em Petrolina, foram notificados quatro casos suspeitos, porém, todos já foram descartados por critério laboratorial.

Papais, mamães ou responsáveis de crianças entre seis meses a menores de 5 anos têm um grande compromisso neste sábado (19), em Petrolina: levar os pequenos às unidades de saúde para o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo que acontecerá das 7h às 17h na zona urbana e das 8h às 13h na zona rural.

De acordo com a secretária interina de Saúde, Larisse Silva, antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação, é considerada a ‘dose zero’. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas doses. A primeira com 12 meses de vida e a segunda aos 15 meses. “Se a criança já tomou as duas doses, ela não precisa mais tomar”, explicou.

“O Dia D, com abertura de todas as unidades de saúde no sábado, tem o objetivo de atingir um maior número de crianças. Ainda temos números pouco expressivos, o que é preocupante. Por isso, contamos com a conscientização dos pais para manterem suas crianças livres dessa doença”, afirma Larisse Silva.

Campanha

A campanha de vacinação contra o sarampo, que segue orientação do Ministério da Saúde, tem dois grupos como público alvo. A primeira etapa vai até o dia 25 de outubro e irá imunizar somente crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

Deixe um comentário