Políticos pró-Lula criticam Justiça brasileira e destacam perseguição política

(Foto: Ascom/Vereadora Cristina Costa)

Os olhos da população brasileira estão voltados para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem até às 17h dessa sexta-feira (6), para se entregar à Justiça. Em todo Brasil manifestantes pró-Lula estão organizando manifestações a favor do petista e em Petrolina um ato público está marcado para 16h na Praça do Bambuzinho.

Mais cedo, em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal Petrolina, políticos pernambucanos comentaram a situação de Lula e criticaram o juiz Sergio Moro. O deputado federal Silvio Costa (Avante) disse que Moro e a Justiça atropelaram o processo.

“O TRF-4 não esperou os embargos de declaração que os advogados do presidente Lula tinham até o dia 10 agora de entrar, eles não esperaram e mandaram imediatamente via online para Sérgio Moro e ele com 22 minutos pediu a prisão de Lula então é muito claro que Sérgio Moro tem má vontade com o presidente Lula”, afirmou Costa.

Inconstitucionalidade

Ainda segundo Silvio Costa, o Ministério Público não apresentou provas de que o tríplex do Guarujá é de Lula, sendo o petista vítima da falta de materialidade. Costa alega ainda que a decisão de prender o ex-presidente é inconstitucional.

“Na Constituição da República está escrito no artigo 15, inciso 57: ninguém pode ser condenado até o trânsito em julgado, ou seja, o inciso 57 é muito claro, seis ministros do Supremo rasgaram a Constituição da República”, afirmou.

Futuro de Lula

O senador do PT, Humberto Costa está em São Paulo acompanhando as ações do partido e destacou que Lula ainda não decidiu o futuro de suas ações.

Essa decisão [de não se entregar] não está tomada não, agora pela manhã nós temos uma reunião onde vamos discutir qual posicionamento deve-se em relação a situação como um todo. Existe uma possibilidade de, caso ele não se apresente em Curitiba, ele possa se apresentar em qualquer superintendência da Polícia Federal, mas ainda não houve uma tomada da Executiva para apresentar-se ou não”.

Perseguição política

Ainda segundo Humberto, Lula somente tomaria qualquer decisão após uma decisão do STF ou do STJ, em relação a uma liminar sobre a inconstitucionalidade da prisão em segunda instância. Assim como os colegas petistas, o senador afirma que Moro persegue Lula.

“Mais uma vez é uma demonstração do processo de perseguição contra Lula essa prisão ser decretada ontem da maneira como foi”, destacou Humberto.

Vereador de Petrolina, Gilmar Santos ressaltou a importância das manifestações no país e fez coro as colegas que criticaram o sistema judiciário brasileiro.

“As pessoas que estão nas ruas hoje elas querem exatamente que a democracia seja restabelecida, principalmente porque nós temos uma Constituição rasgada com o consentimento do Supremo Tribunal Federal que deveria ser a corte protetora desses direitos fundamentais”, afirma o vereador.

Deixe um comentário