Prefeitura de Juazeiro articula instituição de Comitê Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trânsito

(Foto: ASCOM)

Mudanças no comportamento dos motoristas, ciclistas e pedestres e, consequentemente, redução nas mortes e sequelas causadas por acidentes de trânsito. Essa é a meta do Comitê Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trânsito Terrestre (CMPATT), que está sendo implantado em Juazeiro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), através da Superintendência de Vigilância em Saúde.

A primeira reunião de articulação do Comitê aconteceu nessa terça-feira (09), na sede da SESAU e contou com a participação de representantes de todos os segmentos envolvidos: Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT); Núcleos Regionais de Saúde e Educação; Polícias Rodoviária Estadual e Federal; Polícia Militar, Policia Civil, UNIVASF, 9º Grupamento de Bombeiros Militares, Representantes de Auto Escolas, DETRAN, Sindicatos dos Mototaxistas e Motociclistas e Conselho Municipal de Saúde.

Na ocasião, foram dados os primeiros passos para criação do Comitê, definidas as instituições que irão compor as 32 cadeiras, sendo 16 titulares e 16 suplentes. “Hoje apresentamos aos representantes das entidades envolvidas o que é o comitê, qual o seu objetivo, sua meta, seu plano de ações. Cada instituição agora deve indicar o seu representante titular e o suplente para que o Comitê seja instituído pelo prefeito Paulo Bomfim, através de Decreto que será publicado em Diário Oficial”, explica a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Segundo a superintendente, a instituição do Comitê possibilita atuar com mais eficácia no combate e na prevenção dos acidentes. “O projeto permite melhorar o diagnóstico da situação do município e agir com mais direcionamento nos fatores de risco. Trazendo resultados mais eficazes na diminuição dos índices”, ponderou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roque Carneiro, a criação do Comitê é muito oportuna. “A integração entre os órgãos públicos que compõem esse projeto tende a viabilizar melhores resultados. No próximo dia 23 teremos reunião do Conselho e já solicitei à equipe a apresentação do projeto aos conselheiros. Acredito que com o envolvimento de toda a sociedade possamos promover uma mudança na realidade da nossa cidade, tornando-a mais humana”, destacou.

O COMITÊ – Está focado em três eixos: educação, mobilização e fiscalização. Tem como objetivo geral sensibilizar grupos de maior vulnerabilidade como motociclistas, jovens condutores, motoristas em geral e pedestres sobre prevenção de acidentes de trânsito, com ações voltadas para o incentivo da sensibilização dos profissionais na área de trânsito, realização de oficinas com o publico alvo, entre outros.

Deixe um comentário