Prefeitura de Juazeiro programa ações de educação ambiental no dia do Rio São Francisco

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) em parceria com o SAAE realiza na sexta-feira, 04 de Outubro – dia em que se comemora os 518 anos do Rio São Francisco, a partir das 10h, ações de educação ambiental com orientações e cuidados para com o Rio São Francisco.

A ação está programada para acontecer às margens do Velho Chico, no ponto de embarque das barquinhas na cidade de Juazeiro. As equipes estarão com estrutura montada para receber as pessoas e orientar sobre os cuidados com o Velho Chico, além de distribuírem mudas de plantas nativas da caatinga.

O Rio São Francisco ou apenas Velho Chico, também conhecido como Rio da Integração Nacional, passa por sete unidades da federação: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Em Juazeiro, corta a cidade banhando e embelezando as ilhas que se formaram em seu curso. Além de importância ambiental para a região norte do Estado da Bahia é também o responsável pela economia através da agricultura irrigada conseguindo se destacar pela fruticultura da região, onde é detentora da 4º maior Ceasa do país em volume e comercialização.

Com todos esses mecanismos de importância para a região, ações de educação e cuidados com a fauna, flora e mananciais são discutidos e relatados pela equipe de Educação Ambiental da SEMAURB em escolas e comunidades que são desenvolvidas ações de preservação e importância de cada recurso para a vida humana.

De acordo com a Educadora Ambiental, Itala Layanne “a data é propícia para levar mais informações de cuidados e preservação. O rio é um recuso natural e nós, enquanto moradores e utilizadores dos seus benefícios, temos a obrigação de cuidarmos. É um trabalho unitário que no final vira coletivo, um simples descarte de papel que não acontece no local adequado e acaba chegando ao rio. Convidamos a população de Juazeiro a estar atenta e vir conosco neste ato de orientações e cuidados com o nosso Velho Chico”, destacou.

Deixe um comentário