Prefeitura de Petrolina deve economizar R$ 4 milhões com implantação de modelo digital

Até a assinatura com caneta será trocada por um carimbo digital do funcionário público.

O prefeito Miguel Coelho assinou, nessa quarta-feira (31), um decreto que prevê a extinção do uso de papel nas repartições municipais de Petrolina. Denominada “Petro Online”, a plataforma substituirá a obrigação de emitir documentos impressos como ofícios, circulares, licitações, memorandos entre outros.

Com a medida, que começa a ser implantada nesta semana nas secretarias, a previsão é que seja economizado cerca de R$ 4 milhões e que a prefeitura deixe de consumir 2,5 milhões de folhas de papel por ano.

Será a primeira vez que um município pernambucano adota o modelo 100% digital para as repartições municipais. Ao invés de imprimir, os servidores da prefeitura irão operar com envio e recebimento dos documentos pela internet e por uma plataforma de dados digital.

Até a assinatura com caneta será trocada por um carimbo digital do funcionário público responsável, inclusive, o prefeito, que no evento de anúncio, emitiu o decreto com sua rubrica personalizada online.

Além disso, a previsão é que a ação reduza em até 700% o tempo de espera do cidadão para receber respostas da prefeitura. “Estamos investindo na inovação, na preservação do meio ambiente e num serviço com menos burocracia e mais facilidade para a população”, disse Miguel.

Deixe um comentário