Prefeitura inicia projeto de música nos CRAS de Juazeiro

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Desenvolvimento, Social, Mulher e Diversidade (SEDES) iniciou esta semana nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município o projeto ‘Identidade Musical’ oferecendo aulas de teoria musical, violão e percussão para crianças e adolescentes atendidos através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O projeto envolve sons, ritmos e instrumentos musicais com o objetivo de prevenir e proteger os usuários dos serviços dos riscos e violações de direitos, promovendo o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários. “Muitos estudiosos apontam a música como elemento de grande importância no processo de aprendizagem. Pensando nisso, trouxemos o projeto como motivador para trabalhar o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo dos usuários, independente, de sua faixa etária”, afirmou a diretora de Proteção Social Básica, Rosângela Mesquita.

Inicialmente, o ‘Identidade Musical’ será desenvolvido nos CRAS dos bairros Tabuleiro, Itaberaba e João Paulo II. Segundo seus idealizadores, através do projeto, há ainda a promoção da interação da música com o desenvolvimento do indivíduo, sua relação com a sociedade e estímulo das suas capacidades e habilidades.

Para o pequeno João Vitor, de 11 anos, o projeto é o início da realização de um sonho. “Sempre quis ser músico, tocar para amigos e para minha família. Agora com as aulas posso começar a colocar isso em prática. Estou achando tudo muito bom”, comentou animado. Lucas Daniel, de 11 anos, também comemorou o início das aulas. “Achei muito legal, porque nem todos têm condições de pagar aula de música. Estou gostando muito”, disse.

Após a finalização das aulas, haverá a socialização do projeto para comunidade que ocorrerá durante o ano em dois momentos: no Festival dos SCFV que ocorrerá no mês de julho e nas comemorações do Natal em dezembro.

Deixe um comentário