Prefeitura lança I Festival Gastronômico de Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Carne de Sol Metida à Besta, Costela ao Bafo de Carlinhos Brown, Harmonia do Salmão, Telha Manuca, Pizza Carlinhos Brown. Esses eram os nomes dos pratos que foram degustados na noite desta quinta-feira (18), no Juá Garden Shopping, durante lançamento do I Festival Gastronômico de Juazeiro (BA). O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, para imprensa e convidados e entra na programação do Carnaval de Juazeiro 2019.

O objetivo do festival é consolidar a gastronomia juazeirense como um produto turístico do município, selecionar e divulgar receitas culinárias regionais; além de fomentar o turismo e impulsionar a economia local. Para participar do festival, o cliente precisa ir até os locais inscritos, provar os pratos e responder a um pequeno questionário. Ele também vai receber um cartão fidelidade e após cinco carimbos dos restaurantes, vai depositar em uma urna na SECULTE. Este preenchimento dará o direito de participar do sorteio de um passeio no vapor do vinho com acompanhante e com tudo pago. O festival pretende envolver e divulgar um grande número de restaurantes, bares e lanchonetes da cidade.

Bode Assado da Anita, Lozão Cuscuzeria, Churrascaria Chimarrão, Dino Pizzaria, Espetinho do Val e Kaori Sushi Bar foram os restaurantes que participaram do lançamento do festival. Mas os bares e restaurantes Mac Beto, Mac César, Bar do Gordo e Papas também estão inscritos no concurso.

O Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Fernandes, acredita que a realização do Festival Gastronômico durante o carnaval será de grande sucesso. “Além de movimentar e aquecer a economia, ele se torna um evento turístico para nossa cidade, agregando ainda mais valor ao carnaval. Durante os dias 15, 16 e 17, teremos uma Praça Gastronômica na Praça da Bandeira e os bares e restaurantes concorrentes estarão lá para o folião. Acredito que pode ser um sucesso e convido a comunidade Juazeirense a visitar os restaurantes, provar as comidas e fazer com que esse produto da culinária turística funcione”, afirma Sérgio.

Para o gerente do SEBRAE Carlos Cointeiro, realizar o festival faz com que a classe empresarial se envolva mais no fornecimento de alimento na cidade e estimule sua criatividade. “Esses incentivos são importantes para a economia local, dinamiza, atrai consumidor até os bares e restaurantes, locais de consumo de alimentação e faz com que a população possa degustar um bom alimento criativo, inovador. Que o estabelecimento comercial tenha um fluxo de pessoas durante o festival maior do que nos períodos comuns”, apostou.

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