Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina dão dicas para começar o ano com hábitos saudáveis

(Foto: ASCOM)

Todo início de ano é  momento de refletir e estabelecer metas. Mas, algumas, permanecem apenas nos caderninhos. Porém, melhorar a alimentação e iniciar a prática de exercícios físicos, para ter uma melhor qualidade de vida, são planos que não podem ser adiados, já que são essenciais para ter saúde.

Pensando nisso, os profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina (PE) dão dicas para começar o ano com hábitos saudáveis e, principalmente, utilizando os serviços públicos ofertados pelo município, através das academias da saúde e das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), que ofertam à população, dentro das Unidades Básicas de Saúde, treinamento funcional; aula de zumba; ginástica aeróbica; pilates; além de orientação nutricional e grupos de apoio.

A gerente do NASF, Iara Catarine, orientou que a população procure sua unidade de saúde para saber as programações ofertadas pelos profissionais. “Nossa equipe está  todos os dias nas unidades. É importante que as pessoas se informem porque cada equipe tem sua programação, suas atividades que não se resumem somente a exercícios físicos, mas a grupos contra o tabagismo, obesidade, entre outros”, destacou.

De acordo com o profissional de educação física e coordenador do programa ‘Academia da Saúde’, Paulo Ricardo, um bom estilo de vida deve ser desenvolvido o mais cedo possível – quanto mais jovem melhor; porém, estes hábitos devem ser mantidos durante a vida adulta e na idade madura.

“Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta, além de proteger de doenças, e também impedir que as doenças crônicas se agravem. Vale ressaltar que isso inclui a saúde preventiva, boa nutrição e controle do peso, recreação, exercícios regulares, e evitar substâncias nocivas ao organismo. Em Petrolina, já é possível observar um aumento considerável nos adeptos a esses hábitos, principalmente, através da Academia da Saúde. Portanto colocar como meta a mudança de hábitos é essencial para um ano novo melhor”, frisou.

Academia da Saúde

Em Petrolina, o equipamento existe em quatro localidades: Cosme e Damião; Vila Eulália; Idalino Bezerra e na Praça da Sementeira. As aulas de dança acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas manhã, a partir da 6h30, e a tarde com início às 15h.

Para participar basta se dirigir a academia mais próxima portando o cartão do SUS. Os alunos também são acompanhados por uma equipe composta por nutricionista e fisioterapeuta, em parceria com o NASF-AB.

Deixe uma resposta