Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Programa busca incentivar doação de leite materno em Petrolina

Projeto busca criar campanhas educativas a nível municipal (Foto: iStock.com/Getty Images)

As doações no Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan, em Petrolina tendem a cair no mês de janeiro, por isso a unidade intensifica o clamor para que mães possam contribuir com o abastecimento e consequentemente, contribuindo com outros bebês atendidos no hospital.

Na tentativa de fortalecer o trabalho do Biama um projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2018 na Câmara de Vereadores de Petrolina. A matéria de autoria do vereador Elias Jardim (PHS) cria o Programa de Doação de Leite Materno.

LEIA TAMBÉM:

Estoque do Banco de Leite do Hospital Dom Malan é considerado crítico, Secretaria Estadual de Saúde reforça importância de doação

O PL nº 105/2018 busca conscientizar a população local, através de campanhas publicitárias e educativas, a importância da doação. É prevista a destinação de orçamento municipal para essa atividade que terá caráter permanente e deve fortalecer o trabalho do Banco de Leite.

Recompensa a doadora

De acordo com o texto é prevista uma recompensa a mãe que doar leite ao Biama. “Muito pode ser feito para ampliar a base de doadoras e também o volume de leite humano doado. Neste sentido, propomos medida que irá facilitar a doação de leite materno pelas trabalhadoras: a concessão de 1 (um) dia de afastamento por mês à trabalhadora que doe leite materno e a condição de doadora deve ser atestada por banco oficial de leite”, destaca o edil na justificativa do projeto.

O projeto foi aprovado por 19 votos a zero e conforme destaca o Artigo 46 da Lei Orgânica Municipal, o “decorrido o prazo de dez dias úteis, o silêncio do Prefeito importará sanção” pelo presidente da Câmara, Osório Siqueira (PSB). Nossa equipe apurou, no entanto, que o PL ainda não foi publicado no Diário Oficial de Petrolina.

Como doar

As mães interessadas em doar seu leite excedente devem entrar em contato com o Hospital Dom Malan, via ligação telefônica, através do número (87) 3202.7000. É possível retirar a bebida na própria unidade ou combinar a busca na casa da doadora.

Deixe uma resposta