Programa “O Sertão conhece o Sertão” busca integração do turismo regional no Sertão Pernambucano

Representantes de municípios pernambucanos se reúnem com Franciolli para discutir ações do projeto.

Com o intuito de fortalecer o turismo regional no Sertão de Pernambuco, o Turismólogo Edvaldo Franciolly vai lançar, no próximo dia 10, o programa “O Sertão conhece o Sertão”. A ideia é promover uma transição de turistas entre as cidades de Petrolina, Santa Filomena, Santa Cruz, Orocó, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Afrânio e Santa Maria da Boa Vista.

“Sugeri que fosse feito um roteiro integrado para que o turista que venha conhecer, por exemplo, as vinícolas em Petrolina, fique mais de dois dias, fique oito. Eu vou reunir as agências [de turismo] para que elas passem vender pacotes para as pessoas de Petrolina que queiram conhecer Santa Filomena, ou vice-versa. Vai começar a ter uma transição de turistas [entre as cidades que participam do programa] interna através desse programa”, afirmou.

Os municípios fazem parte da rota turística “Águas e Vinhos Vale do São Francisco”, que foi criada há dois anos, e que se transformou em uma instância de governança. Eleito interlocutor regional pelos secretários das cidades que integram a rota, Franciolly conseguiu criar a associação do turismo do Vale da instância “Águas e Vinhos Vale do São Francisco”, que será fundamental para o desenvolvimento do turismo na região.

“Apenas os municípios que estejam dentro de uma rota turística do programa de regionalização do turismo, que é um programa federal, poderão receber recursos para estruturação, eventos, melhorias de estradas, incentivo para rede hoteleira, de restaurantes, lanchonetes, transportes”, disse o turismólogo.

Além de interlocutor, Fraciolly desempenha o papel de assessoria turística dos municípios, realizando visitas técnicas para identificar a existência de equipamentos turísticos, atrativos naturais, materiais, culturais ou se tem um departamento de turismo, conselho de turismo e pelo menos uma pousada.

Após a visita, o técnico faz um relatório para que a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) possa credenciar a rota no Ministério do Turismo. Ao todo, segundo Franciolly, existem 14 rotas credenciadas pela Empetur no estado.

Deixe um comentário