Protagonismo feminino: jornalistas do Vale do São Francisco criam projeto para pautar esporte

Maria Akemi e Thamires Santos, criadoras do projeto de jornalismo esportivo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

“O esporte sob a ótica delas”. Essa é a frase que descreve no Instagram, o projeto “Elas e os Esportes“, das jornalistas Maria Akemi e Thamires Santos. Com o objetivo de pautar esporte, o projeto pioneiro na região do Vale do São Francisco foi lançado em abril deste ano, e surgiu em meio à ausência da atuação feminina no jornalismo esportivo e do desejo de protagonizar a área ainda muito restrita aos homens.

“Uma oportunidade de dar visibilidade também a quem faz o esporte no Vale, principalmente mulheres. Não somos sexistas, quem acompanha sabe que também falamos de qualquer esporte de maneira geral. Não esquecendo do cenário nacional. Não queremos apenas falar de mulheres no esporte, queremos falar de tudo!”, explicou Thamires Santos.

Destemidamente, as jornalistas do “Elas” escolheram as redes sociais como plataforma de atuação. É pelo Instagram, Facebook e youtube, que as comunicadoras, mentoras do projeto, produzem conteúdo nos mais diversos formatos: fotografias, podcasts, vídeos, entre outros.

Nossa rotina de trabalho é corrida, ter a rede social como carro chefe do Elas foi talvez a melhor escolha que fizemos”, relatou Maria Akemi em entrevista ao Blog Waldiney Passos, ressaltando que outro diferencial do projeto é o tratamento destinado às mais diversas modalidades esportivas, como artes marciais e futebol americano, além do espaço dado ao esporte masculino. “O fato de sermos mulheres não exclui nossa vontade de tratar do esporte masculino, que aqui, vem em segundo plano”, afirmou.

Nos últimos meses, o mundo direcionou todas atenções ao mundial feminino de futebol. Será que enfim o esporte feminino será valorizado? De fato, as mulheres esportistas serão reconhecidas? A sociedade está mudando? Vencemos o preconceito?

As perguntas ainda são muitas, no entanto, a certeza de que o pioneirismo do “Elas” representa um avanço, é cada dia mais crescente. No mundo, existem vários projetos jornalísticos protagonizados por mulheres, mas na beira do São Francisco, o primeiro passo foi dados pelas duas destemidas profissionais da comunicação. E no que depender delas, o “Elas” veio pra ficar.

“O Elas e os Esportes é um projeto que acreditamos muito. Recebemos muita força e apoio. Então não é loucura acreditar que continuará dando certo. Torcemos por isso, pois conteúdo temos para mostrar”, finalizou Thamires Santos.

Deixe um comentário