Roubos em Pernambuco têm redução de 22,55% em março, segundo SDS

O total de ocorrências criminosas contra instituições financeiras diminuiu em 63,6% em março de 2018, em relação ao mesmo mês do ano anterior. (Foto: Waldiney Filho)

De acordo com levantamento da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) continuam apresentando queda em Pernambuco. Segundo a SDS, em março de 2018, ocorrências como roubos e furtos tiveram uma redução de 22,55% em relação ao mês de março de 2017. No total, foram 8.457 casos registrados, contra 10.920 ocorrências notificadas em março do ano passado.

Ainda de acordo com a secretaria, o motivo da redução seria a queda dos roubos de aparelhos celulares. Essa modalidade de crime costumava representar mais de 50% desse tipo de ocorrência e vem sendo drasticamente reduzida desde março do ano passado, quando a SDS lançou o sistema Alerta Celular, que acaba de completar um ano de funcionamento.

“Essa ferramenta, que já conta com mais de 135 mil celulares cadastrados, tem sido fundamental para a recuperação de aparelhos roubados, assim como para a prisão de assaltantes e receptadores. Isso contribui para que essa prática deixe de ser vantajosa para os criminosos, os quais, muitas vezes, utilizam os telefones como moeda de troca no mundo do crime”, explica o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Em março último, foram contabilizadas 3.584 ocorrências de roubo de celular. O número é 24% menor que o total de casos registrados no mesmo período do ano passado (4.722 ocorrências). Importante ressaltar que, desde que foi lançado, o Alerta Celular possibilitou reaver 1.905 telefones. Só no mês passado, período com maior número de recuperação de aparelhos desde a implantação do sistema, foram 358 celulares recobrados.

Veículos

As ocorrências de roubos e furtos de veículos também apresentaram redução em Pernambuco. Principalmente os casos de roubos, que caíram 23,31% em março de 2018, em relação a março de 2017. Foram 1.471 ocorrências registradas, contra 1.918 no mesmo período do ano passado.

Nos casos de furtos de veículos, a queda foi de 15,61%. Enquanto no mês de março de 2017 foram registradas 602 ocorrências, neste ano contabilizaram-se 508.

Assalto a bancos

O total de ocorrências criminosas contra instituições financeiras diminuiu em 63,6% em março de 2018, em relação ao mesmo mês do ano anterior: caiu de 11 para 4. Destaca-se o fato de que, no mês passado, não houve nenhum caso consumado de roubo ou furto contra carros-fortes ou caixas eletrônicos – ao contrário de março de 2017, com um caso de furto e outro de roubo a caixa eletrônico, além de um roubo a carro de transportadora de valores.

No total, aconteceram quatro ocorrências contra agência bancárias em todo o Estado em março de 2018, o que, somente nesse indicador, significa uma redução de 50% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em março de 2017, haviam ocorrido oito roubos ou furtos contra agências bancárias.

Deixe um comentário