Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Secretaria de Saúde de Pernambuco alerta para risco de reintrodução do sarampo no estado

(Foto: Ilustração)

Através de uma nota, a secretaria de Saúde de Pernambuco alertou aos municípios e cidadãos sobre o risco da reintrodução do sarampo no estado. Somente nesse ano, 63 casos da doença já foram notificados, dos quais 45 foram descartados e os demais seguem em investigação.

O sarampo já havia sido erradicado do país, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o perigo de reintrodução está comprovado no Brasil.

Hoje a região Norte é o principal foco, reflexo da crise humanitária na Venezuela. Os venezuelanos estão migrando para os estados e contribuindo para o aumento das ocorrências. Já foram notificados 5404 casos no Amazonas (742 confirmados) e 443 casos em Roraima (com 280 confirmados).

Diante do quadro de reintrodução, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, através do informe, recomenda às Gerências uma série de estratégias que envolvem vigilância, investigação laboratorial e imunização.

O documento está disponível na internet e orienta os funcionários da saúde a notificarem de imediato qualquer ocorrência, que será investigada através dos exames recomendados. A imunização é outro ponto destacado pelo Governo de Pernambuco, para evitar novos casos. Crianças e adultos precisam ser vacinados.

Deixe uma resposta