Segundo IBGE, Pernambuco tem a terceira maior taxa de desemprego do país

Ainda de acordo com o IBGE, o trimestre encerrado em setembro teve aumento de 459 mil pessoas ocupadas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou, nessa terça-feira (19), uma série de dados sobre a taxa de desemprego no Brasil. Segundo o instituto, o país melhorou, ainda que muito pouco, a taxa de desocupação, que saiu de 12% para 11,8% do segundo para o terceiro trimestre deste ano. Ao todo, são 12,5 milhões de pessoas desempregadas.

No mesmo período, Pernambuco também apresentou uma melhora, não muito significativa. No estado, a taxa de desocupação baixou de 16% para 15,8%. Com 658 mil desempregados. Apesar do leve recuo, o estado tem a terceira maior taxa, atrás apenas da Bahia (16,8%) e Amapá (16,7%).

Ainda de acordo com o IBGE, o trimestre encerrado em setembro teve aumento de 459 mil pessoas ocupadas, o que fez essa população chegar a 93,8 milhões, um recorde na série histórica que teve início em 2012. “Um recorde puxado por informalidade”, disse a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

O Governo do Estado afirmou, em nota, que tem trabalhado para melhorar os números. “Temos vários cursos a oferecer para que as pessoas gerem algum tipo de renda, se fortaleçam com a qualificação e depois possam encontrar um espaço no mercado de trabalho ou abram seu próprio negócio”.

Deixe uma resposta