Seminário sobre Quilombos acontece neste sábado no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro

(Foto: Internet)

Refletir sobre a importância dos Quilombos através das pesquisas de extensão desenvolvidas na região. É com este objetivo que o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o Seminário Quilombos e Extensão no São Francisco. O evento acontece neste sábado (24), a partir das 8h, no auditório do Espaço Plural da Univasf, localizado no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade.

O seminário abrange apresentações de pesquisas de egressos e discentes do Mestrado em Extensão Rural sobre o contexto histórico e contemporâneo dos Quilombos do Vale do São Francisco. Em seguida, haverá uma palestra com a professora de História do IF Sertão-PE Edivânia Granja, que irá discutir o tema “Constituição Identitária Indígena e Quilombola no Sertão de Itaparica”.  O Seminário Quilombos e Extensão no São Francisco conta com o apoio do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento – Ruth de Souza (NEAFRAR), e integra a programação do Mês das Consciências Negras da Univasf.

De acordo com o diretor de Extensão da Univasf, Nilton de Almeida, e um dos organizadores do evento, o seminário é uma oportunidade para que a sociedade conheça as pesquisas desenvolvidas nas instituições públicas. “É importante para a comunidade conhecer e explorar a história dos Quilombos na região e refletir sobre as experiências que estas comunidades tiveram no passado por sua luta e resistência à escravatura”, afirma. Almeida destaca que o seminário também possibilita o diálogo com outras instituições de ensino e pesquisa da região.

Deixe um comentário