Transporte complementar: moradores do N-5 reclamam da qualidade do serviço das vans em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Inúmeros moradores do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, Núcleo 5, zona rural de Petrolina (PE), entraram em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar as dificuldades enfrentadas com o transporte complementar da cidade.

De acordo com o relato dos moradores, o principal problema são as más condições dos veículos, que não oferecem nenhum conforto aos passageiros. Além disso, em determinadas situações, os moradores correm risco, já que muitas vezes os veículos trafegam com o número de passageiros acima do permitido.

“As vans que fazem a rota do projetos não têm conforto algum, os bancos quentes, andam sempre superlotadas, e não têm ar condicionado. A gente fica no ponto esperando pra ir pra casa, e muitas vezes estão tão lotadas que vem gente até nos degraus”, disse uma moradora do N-5.

Os moradores reclamam ainda que as vans não estão entrando na localidade, e que por isso eles são obrigados a esperar os carros nas margens das rodovias. As comunidades do N-4, C2 e N-5 são as mais afetadas.

“Somos muitos humilhados, motorista mal educado, o idoso não tem prioridade, nem a gestante, e muito menos os cadeirantes. Os carros estão sempre com excesso de passageiros e ninguém faz nada, até pela polícia passa despercebido, nem prefeito, nem vereadores fazem nada por nós. A cada dia só piora, os motoristas alegam que isso só acontece no começo de mês, mas é mentira”, completou a moradora.

Orientação

Diante da série de denúncias sobre a qualidade do serviço das vans em Petrolina, o Blog Waldiney procurou a prefeitura municipal para saber quais providências serão tomadas, bem como quais ações são realizadas no município para fiscalizar e coibir irregularidades. Por meio da Ammpla, a gestão municipal informou que fiscalizações são feitas periodicamente, e que em caso de insatisfação a população pode denunciar, através da Ouvidoria Municipal pelo 156. Confira a nota na íntegra:

“A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) esclarece que todos os veículos autorizados a atuar no transporte complementar devem atender aos critérios de segurança e trafegabilidade exigidos pelo órgão fiscalizar.
Importante ressaltar que qualquer descumprimento destas regras pode levar às sanções administrativas que incluem a perca do Termo de Permissão (TP).

Sobre as fiscalizações, a Ammpla lembra que estas ações são feitas periodicamente e que todos os usuários devem oficializar suas denúncias através da Ouvidoria Municipal no número 156. A orientação é que os usuários observem se o veículo em questão possui autorização (TP) para operar na linha, caso não apresente este número afixado na lateral do veículo pode tratar-se de uma linha clandestina que será imediatamente notificada pela Ammpla.”

Um Comentário

Deixe um comentário