Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

TRE-PE tem Central de Denúncias para as Eleições 2018

A Central funciona com 11 servidores treinados para fazerem a checagem das notícias que são denunciadas.

Com a aproximação das Eleições 2018 e cada vez mais preocupados com a enorme propagação das Fake News na internet, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco montou uma Central de Denúncias em parceria com o Ministério Público Eleitoral e as polícias Federal e Civil de Pernambuco.

Na Central, cada uma das notícias passa por uma investigação e tem como objetivo impedir que essas Fake News que surgem durante o período eleitoral se propaguem em grande escala e confundam o eleitor.

“Teremos uma eleição diferenciada pelo clima político do País e pela guerra contra as Fake News. Mesmo diante da dificuldade de combater as mentiras na internet, temos que apurar e dar as devidas respostas com celeridade”, disse Luiz Carlos Figueirêdo.

Funcionando desde o dia 1º de julho a Central funciona com 11 servidores treinados para fazerem a checagem das notícias que são denunciadas, investigando de uma por uma até que a veracidade dos fatos seja confirmada ou negada.

Como Denunciar

As denúncias podem ser feitas por telefone, através do numero 0800.081.2560, pelo e-mail propaganda.internet@tre-pe.jus.br ou pelo Whatsapp (81) 97110-0757.

É necessário que além do print da notícia seja enviado também o link original da postagem para facilitar o acesso dos checadores a ela. Assim que a denúncia for submetida, o eleitor será avisado de seu passo a passo, para que seja possível que ele acompanhe o processo.

Deixe uma resposta