Vacinas contra febre amarela chegam a Petrolina para quem viajar para áreas de risco

(Foto: Internet)

A Secretaria de Saúde de Petrolina recebeu, nessa quinta-feira (18), um novo lote de imunização contra a febre amarela, após as vacinas esgotarem em dois dias na cidade. Ao todo, foram repassadas 200 doses que estarão disponíveis para o público-alvo a partir desta sexta-feira (19), das 8h às 17h, na AME Policlínica, no centro da cidade.

“Após mais um pedido da prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, a geres nos forneceu 200 doses de vacina contra a febre amarela. Estaremos ofertando à população nesta sexta-feira. Para facilitar ao cesso da população, mudamos o local de oferta da vacina. Agora será na AME Policlínica, próximo à Câmara de Vereadores”, disse Marlene Leandro, Secretária Executiva de Vigilância em Saúde.

Os registros da doença têm aumentado em todo o país e por isso a chegada da nova remessa do medicamento. Na primeira semana de janeiro, foram enviadas para Petrolina 200 doses da vacina que acabaram uma semana depois. Uma nova remessa foi solicitada no último dia 15 à Gerência Regional da Secretaria de Saúde de Pernambuco (VIII Geres), a qual disponibilizou 170 doses, que se esgotaram dois dias depois.

Com a chegada da nova remessa, a vacinação continua apenas para o público-alvo: crianças – a partir dos nove meses – que viajarão para regiões consideradas de risco, bem como adultos – até 59 anos – na mesma situação.

Critérios

O Ministério da Saúde adotou critérios mais rigorosos para a aplicação da vacina. Além da exigência de um comprovante da viagem (ticket, passagem, confirmação de voo ou hospedagem), quem viajar de carro também terá que comprovar, através do endereço completo, o destino final da viagem. A vacina deve ser tomada, no mínimo, 10 dias antes da viagem para as áreas de risco.

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Petrolina recebeu ao longo do ano uma média de 365 doses mensais da vacina contra a febre amarela, número suficiente para atender às necessidades do público-alvo. Petrolina é zona livre de risco da febre amarela e não há nenhum caso suspeito ou confirmado.

Deixe um comentário