Morre Nana Vasconcelos

Nana 1

Infelizmente, na manhã desta quarta-feira, faleceu na cidade do Recife (PE) o percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos. Ele estava com câncer de pulmão e internado na UTI do Hospital da UNIMED III desde o dia 29 de fevereiro, o músico teve uma parada respiratória, por volta das 7 horas da manhã de hoje, e passou por um procedimento, mas não resistiu. No ano passado, o artista passou mais de 20 dias no mesmo hospital, após descobrir o câncer.

Trajetória artística:

Juvenal de Holanda Vasconcelos ou Naná, apelido dado pelo seu avô, sempre declarou seu amor pela música e pela vida, uma conexão que dava energia ao músico.

No ano de 1960, Naná deixou o Recife e foi morar no Rio de Janeiro, onde gravou dois discos com Milton Nascimento. Com o cantor Geraldo Azevedo, viajou para São Paulo para participar do Quarteto Livro, que acompanhou Geraldo Vandré no icônico Festival da Canção.

O pernambucano também fez trilhas sonoras para filmes nacionais e norte-americanos. Foi eleito oito vezes, por revistas especializadas em música nos Estados Unidos, como o melhor percussionista do mundo. Mesmo doente Naná Vasconcelos participou da abertura do Carnaval do Recife no Marco Zero neste ano, na companhia de 400 batuqueiros.

Deixe uma resposta