1ª Carreata Azul dos Amigos dos Autistas acontecerá neste domingo em Petrolina

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril, no próximo domingo. Uma data que serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Petrolina existem pelo menos 2 mil autistas diagnosticados.

A 1ª Carreata Azul dos Amigos dos Autistas acontecerá neste domingo, dia 02 de Abril, com concentração na Praça do Galo, no centro da cidade, às 9h. O evento é organizado pela Associação dos Amigos dos Autistas do Vale do São Francisco (AAMAVASF).

Em 2016, a Associação realizou uma caminhada pelas ruas do centro da cidade. A ideia este ano é fazer uma mobilização maior. A proposta da AAMAVASF é alertar a sociedade e governantes sobre este transtorno, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Como parte das comemorações do mês de conscientização do Autismo, dia 07 de abril, às 14h, na Secretaria de Educação de Juazeiro (BA), acontece uma roda de conversa com professores do município sobre educação inclusiva de autistas. No dia 08, no mesmo local, às 14h, acontece o TEAcolhe, com o tema “Autismo: uma viagem por esse mundo azul”.

O mês do Autista continua com programação em Petrolina. Entre os dias 17 a 20 de abril, a Câmara de Vereadores de Petrolina recebe a exposição fotográfica “Infinito Particular, da fotógrafa Rosangela Sá. O Autismo entra em pauta na sessão ordinária dos legisladores naquela mesma semana.

E para finalizar, dia 29 acontece, na Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina, às 9h, um brechó com a venda de produtos. A renda será destinada para a compra de equipamentos para a sala de atendimento do Nappne em parceira com Aamavasf.

Autismo

O Autismo pertence a um grupo de patologias do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. O transtorno afeta as áreas: Interação social, comunicação e dificuldades comportamentais, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Deixe uma resposta