2º Seminário “Demografia da Infância e da Juventude” acontecerá na Univasf, as inscrições já estão abertas

(Foto: internet)

Com o objetivo de levantar discussões sobre o acompanhamento da garantia dos direitos humanos e de estruturas de oportunidade social de crianças e jovens, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o 2º Seminário Demografia da Infância e da Juventude. O evento, promovido pelo Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos (LEAED) da Univasf, acontecerá no dia 22 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA).

O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas por e-mail ou presencialmente no dia do evento. Quem quiser se inscrever antecipadamente pode mandar e-mail para: [email protected]. O público alvo do evento são profissionais, professores e pesquisadores que trabalhem na área da infância e juventude e toda comunidade externa.

O LEAED é fruto da parceria da Univasf com a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), o Observatório das Migrações do Ceará (OMEC) e o Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN. A primeira edição aconteceu em 2017 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tratou de temas como as tendências e desafios para garantia dos direitos das crianças e a transição e sobreposição escola trabalho.

De acordo com o professor do Colegiado de Engenharia de Produção e coordenador do LEAED, Paulo Pereira, demografia é uma área das Ciências Sociais que estuda a dinâmica de populações humanas e, no caso do evento, o objetivo será relacionar essas questões demográficas à infância e juventude “Pretendemos apresentar e debater resultados de pesquisas que envolvem essa população específica. Estudos demográficos qualificados relacionados a este público têm a capacidade de mostrar a nossa realidade, comprovar se políticas públicas estão sendo realizadas e também as suas consequências”, afirma Pereira.

Programação

O evento terá, em sua programação, duas mesas redondas, uma no período da manhã e outra à tarde. A primeira, terá como tema “Questões demográficas no contexto dos direitos das crianças adolescentes” e terá a presença dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Luciana Conceição de Lima e José Vilton Costa e da professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf Margareth Olinda Lira. A discussão contará com a mediação do professor do Colegiado de Psicologia Marcelo Ribeiro. Já a segunda mesa redonda abordará a temática “Juventude, educação e trabalho” e será composta pelos professores da UFRN Ricardo Ojima e Luana Junqueira Dias Myrrha, e da Universidade Regional do Cariri (URCA) Silvana Queiroz, terá como mediadora a pró-reitora de Ensino da Univasf, Monica Tomé.

Deixe um comentário