#SGAMES começa nesta quarta

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

A terceira edição do Seminário sobre Games no Vale do São Francisco (#SGAMES) vai acontecer nesta quarta (09) e quinta-feira (10) na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento aborda assuntos como jogos e tecnologia, através de videoconferências, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, palestras e oficinas. A entrada é gratuita.

Serão realizadas atividades com universidades parceiras como UNEB, IFPI e IFBA, como por exemplo, mesas redondas que vão discutir os games para o uso na educação. A feira contará também com exposição de videogames antigos para mostrar a evolução dos equipamentos.

O período da tarde desta quarta-feira (09) será voltado a apresentações de trabalhos na área. Entre os inscritos,  ‘Jogos em Nuvem: Uma Pesquisa Exploratória-Descritiva’;  ‘Quiz interdisciplinar: um jogo desenvolvido para divertir a aprendizagem através do smartphone’;  ‘A utilização do jogo eletrônico no processo ensino-aprendizagem das crianças com síndrome de down’.

Também serão apresentados à tarde alguns ‘Short paper’ como ‘LIFE: uma experiência imersiva na vida diária do Instituto Federal da Bahia – Campus Seabra’; ‘Régua Intervalar Deslizante e Escalando: ferramentas didáticas para aprendizado de intervalos e escalas musicais’, ‘Aprendizagem baseada em jogos: do lúdico aos jogos digitais educativos’, ‘Aplicativos móveis: ferramentas lúdicas no cotidiano’, ‘Jogo: Folclore Brasileiro’, ‘Ache a Palavra: Jogo Educativo Digital para Alunos com Necessidades Específicas’.

Já na quinta-feira (10), às 8h, haverá uma palestra sobre o ‘Desafio para o desenvolvimento de jogos para educação’ com o professor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Jesse Nery Filho. Além de uma mesa Redonda, às 10h, sobre ‘Games e multirreferencialidade’ com Eric Barreto  do Campus Seabra do IFBA, Murilo Dauro Campus Petrolina do IF Sertão-PE, Jesse Nery do Campus Senhor do Bonfim do IF Baiano com mediação de Ricardo Bitencourt.

As oficinas iniciam às 14h e é restrito aos inscritos. Serão ofertadas: ‘Construção de Atividades Gamificadas’, ‘Mit App Inventor: Uma Experiência De Desenvolvimento para Plataforma Android’,’Oficina de Lego’, ‘Oficina de Scratch’, ‘Pokémon Go para Pais’, ‘RPG como estratégia de ensino’.

Aliados as atividades acadêmicas, terão também videogames disponíveis para quem quiser se divertir e demostração de jogos. Uma novidade é que as palestras do evento serão transmitidas via internet. Para acessar a sala, basta acessar o link. A programação completa do evento pode ser acessada no site da #SGAMES.

Deixe um comentário