Aprenda a fazer repelentes naturais

aedes

Doenças como Dengue, Zika e Chikungunya são transmitidas pela picada do mosquitoAedes aegypti infectado e vêm sendo motivos de preocupação. O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia no Brasil. Ao menos 1.761 casos de recém-nascidos com esta malformação congênita foram registrados nos últimos dias. Além disso, só em 2015 foram registrados 1.534.932 casos prováveis de dengue no país e 211 de Febre Chikungunya. Todas as doenças provocam sintomas parecidos, como febre, dores de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas.

Diante deste quadro, a Anvisa recomenda à população que se proteja e evite a exposição aos mosquitos, por meio da destruição de focos de proliferação do inseto e do uso de repelente. Nesse sentido, uma opção mais natural é fazer uso de repelentes caseiros, feitos com óleos essenciais que ajudam a afastar os mosquitos. São eles: Citronela, Capim Limão e Cravo. Este último ainda tem uma particularidade, pois também trabalha nosso sistema imunológico.

Confira abaixo algumas receitas:

REPELENTE COM ÓLEO VEGETAL E ESSENCIAL

Faça um repelente caseiro utilizando óleo vegetal de andiroba – que além de cicatrizante, antisséptico e bactericida, ainda é repelente – misturado com um outro, que pode ser de semente de uvas ou girassol, com os óleos essenciais citados acima.

Para 50 ml de óleo vegetal, utilize 3 gotas do óleo essencial de Cravo, 1 gota do óleo essencial de Capim Limão ou Lemongrass e 3 gotas do óleo essencial de Citronela. Misture bem e use nas pernas e braços. O produto pode ser aplicado várias vezes por dia, principalmente se você está em locais com muita incidência de pernilongos.

No entanto, este repelente natural deve ser evitado por grávidas, crianças até 7 anos e bebês, porque os óleos utilizados são muito fortes e podem prejudicar o feto e/ou causar aborto, principalmente o Cravo e o Capim Limão. Nesses casos, melhor usar os óleos em difusores elétricos com água, pois ficam mais diluídos. Pingue 3 gotas de cada um dos óleos, cujo efeito no ambiente dura em torno de 2h. Conforme o óleo e a água forem secando, coloque mais no difusor para o local ficar o dia todo protegido. Não existe restrição neste tipo de uso durante 24h.

AROMATIZADORES NATURAIS PODEM SER USADOS NO CORPO OU AMBIENTES

Uma outra dica são aromatizadores naturais à base de citronela e cravo, que você encontra disponíveis em lojas de produtos naturais. Eles podem ser usados diariamente, várias vezes ao dia, no corpo ou nos ambientes. Se preferir fazer seu próprio aromatizador, em 60 ml de álcool de cereais, coloque 1 colher de sopa de cravo da índia e deixe em imersão durante uns 15 dias. Após isso, coe tirando os cravinhos e acrescente 12 gotas do óleo essencial de Citronela. Agite bem e use à vontade.

Caso prefira, utilize um difusor pessoal e pingue 1 gota de apenas um dos óleos de Citronela, Capim Limão e Cravo.

Deixe um comentário