55 anos de história do 1° curso de agronomia do Vale será comemorado no sábado (12)  

 

1ª turma de agrônomos da Uneb (Foto: arquivo Dtcs)

1ª turma de agrônomos da Uneb (Foto: arquivo Dtcs)

Os ex-alunos da 1ª Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf), sediada na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) estão com encontro marcado no próximo sábado (12/12) na instituição, para comemorar e lembrar das histórias e os desafios do curso na região. O evento acontecerá no Auditório Antônio Carlos Magalhães do Dtcs, a partir das 8h.

Serão homenageados os alunos da primeira turma do curso de Agronomia, que completará 50 anos de formados; o Diretório Acadêmico Livre (D.A.L.A) que comemora 52 anos de história, na Famesf e no Dtcs; e o Bororó, primeiro ônibus da Instituição, adquirido em 1965.

Consta na programação a apresentação musical da banda Blues Angel’s, criada na década de 1960 por seis egressos e o lançamento do livro Novos Baianos: a história do grupo que mudou a MPB, do ex-aluno Luiz Dias Galvão.

História da Famesf

Fundada por estudantes em 1960, a Famesf surgiu da necessidade de implantar no Vale do São Francisco um curso de nível superior que atendesse a demanda agrícola da região. O ex-aluno Bartolomeu Venâncio de Souza contou que a Escola de Agronomia surgiu do entusiasmo de estudantes que faziam o terceiro ano em uma escola técnica na cidade e se questionavam como seriam seus destinos após o término do curso e contou também com o apoio de autoridades locais, professores, profissionais ligados a área das ciências agrárias, além da população de Juazeiro.

As primeiras aulas começaram no Clube de Artífices Juazeirenses, local onde hoje funciona a Escola Edson Ribeiro. Em 1962 a Escola de Agronomia foi incorporada à Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf). Ainda na década de 1960 a instituição passou a funcionar nas instalações do antigo Horto Florestal, local onde hoje funciona o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (Dtcs).

Na década de 1980 a Faculdade foi incorporada à Superintendência Estadual de Ensino Superior (Seseb). Alguns anos depois, passou a fazer parte da Universidade do Estado da Bahia. A nomenclatura Famesf foi alterada passando a ser Dtcs, no final dos anos de 1990.

Programação:

 8h- Abertura (DTCS);

8h20- Palestra do Sistema CONFEA/CREA;

9h-  Palestra sobre o Diretório Acadêmico de Agronomia;

9h30 – Homenagem aos primeiros agrônomos da Famesf- Turma de 1965 e lançamento do livro Novos Baianos: a história do grupo que mudou a MPB, do ex-aluno Luiz Dias Galvão;

12h30- Almoço de confraternização e Show musical com a banda Blue Angel’s, com participação do cantor e compositor Gustavo Tiné;

18h – Encerramento.

Deixe uma resposta