Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

81% da população prefere candidatos sem experiência política, aponta estudo

(Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

As eleições de 2018 trazem um sentimento de mudança no eleitor. Um levantamento do Instituto Locomotiva aponta que 81% dos eleitores preferem votar em políticos sem experiência a conceder o voto a quem possui mandato hoje. Apesar dessa tendência, a renovação não deve se refletir nas urnas.

“Esse número reflete a demanda eleitoral, mas ela não será representada. O que vai ser apresentado ao eleitor é uma nova roupagem dos políticos velhos. Em razão das regras eleitorais e dos recursos financeiros escassos, o eleitor não vai encontrar as opções de renovação”, disse Renato Meirelles, coordenador do Instituto.

Historicamente, segundo a pesquisa, a renovação política no Congresso Nacional fica próxima dos 50%. Esse número pequeno se deve às barreiras impostas pelo sistema eleitoral do país, como explica Leandro Machado, coordenador do grupo Agora!. “O sistema construiu barreiras, mas esse é apenas o início de um processo“, afirmou.

Em Pernambuco partidos pequenos como Rede Sustentabilidade e PSOL já se movimentam em busca de vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Câmara dos Deputados, Senado, Congresso Nacional e no Governo de Pernambuco.

Deixe uma resposta