8º Encontro de Cuidadores de Idosos é realizado pela Unimed Vale do São Francisco

Esse evento é promovido anualmente pela Unimed Vale do São Francisco. (Foto: ASCOM)

O 8º encontro de Cuidadores da Unimed Vale do São Francisco foi realizado no último sábado (7). O evento, que aconteceu no Auditório Dr. Alírio Brandão e contou com cerca de 70 cuidadores, buscou promover conhecimentos a esse público, algo que é fundamental para uma assistência domiciliar bem sucedida. Esse evento é promovido anualmente pela Unimed Vale do São Francisco, de forma gratuita, para celebrar o Dia Mundial do Idoso.

A programação iniciou com uma encenação, onde a equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, simularam situações do dia a dia, buscando esclarecer dúvidas que ocorrem com frequência durante a realização dos cuidados. Em seguida, a médica geriatra, Dra. Isabel Ani, apresentou a aula sobre Esquecimento – o que é normal e o que é patológico.

Também foi realizado um momento conduzido pela terapeuta ocupacional Emanuela Nascimento e a enfermeira Luciana Mendonça, onde os cuidadores da plateia puderam vivenciar as limitações que ocorrem devido ao processo de envelhecimento.

Ainda foram realizadas atividades comuns do dia a dia, porém com dispositivos que simulam as dificuldades vivenciadas pelos idosos, como vendas para simular a diminuição da acuidade visual, tampões de ouvido para perdas auditivas, pesos e talas em articulações, evidenciando perda de força muscular e articulações.

Reflexão

O evento foi finalizado com a psicóloga Amanda Loureiro, que convidou os participantes para uma reflexão acerca da importância do papel do Cuidador para a qualidade de vida dos pacientes assistidos. “O cuidador é peça chave do tratamento, pois um cuidador bem treinado dá continuidade aos cuidados da equipe multidisciplinar. Sem a presença do mesmo, o tratamento domiciliar é inviável”, destaca a enfermeira Luciana Mendonça, gerente do Espaço Viver Bem.

Deixe uma resposta