“Abandono de animais em locais públicos é crime”, afirma Centro de Controle de Zoonoses

Na manhã desta segunda-feira (5), funcionários do Centro de Controle de Zoonoses, em Petrolina (PE), foram surpreendidos com gaiolas contendo cerca de 70 gatos, deixadas em frente ao CCZ.

LEIA TAMBÉM:

Gaiolas com cerca de 70 gatos são deixadas em frente ao CCZ em Petrolina

O fato foi divulgado nas redes sociais e chamou atenção não só pela quantidade de animais, mas pela ação de abandono dos felinos.

Sobre isso, o Blog Waldiney Passos procurou o CCZ para saber quais providências foram tomadas. Em nota, o Centro classificou o ato como criminoso, e informou que o responsável pela ação já foi identificado. Vale ressaltar, que segundo o CCZ, não é de responsabilidade do órgão receber animais abandonados. Confira a íntegra da nota:

“Com relação às gaiolas com cerca de 70 gatos deixadas na porta do Centro de Controle de Zoonoses, nesta segunda-feira (5), o órgão esclarece que abandono de animais em locais públicos é crime com prisão de três a um ano de prisão, além de multa. O responsável pela ação já foi identificado e as providências cabíveis estão sendo tomadas.

O órgão esclarece ainda que, de acordo com a PORTARIA Nº 1.138, DE 23 DE MAIO DE 2014, é de responsabilidade do Centro de Controle de Zoonoses apenas as ações e os serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.

Portanto, não é de responsabilidade do CCZ receber animais provenientes de abandono, assim como recolher animais saudáveis.”

Deixe um comentário