Abatedouro público de Rajada será reaberto nesta sexta-feira (7)

Abatedouro de Rajada, interior de Petrolina-PE

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, confirmou em reunião com o gestor administrativo do abatedouro, Cândido Roberto de Araújo, a reabertura do matadouro do distrito de Rajada, na zona rural de Petrolina, para a próxima sexta-feira (7).

Aberto pela gestão passada próximo do período eleitoral, o matadouro de Rajada funcionou apenas por poucos dias. De acordo com Zé Batista, a nova gestão da Prefeitura de Petrolina está reabrindo o equipamento com muita responsabilidade. “Os criadores da região estão cientes de todos os trâmites legais, como a Guia de Trânsito de Animais (GTA) para o transporte, o baú devidamente higienizado para colocar as mercadorias, além do inspetor sanitário que estamos cedendo, tudo dentro das normas“, disse.

Com capacidade para abater 200 animais por semana, a expectativa é que com o aumento da demanda esse número aumente gradativamente. A gestão do equipamento deve ser compartilhada entre a prefeitura e um grupo de técnicos, através de um contrato de comodato, e os associados serão prestadores de serviços.

Para o prefeito Miguel Coelho, a reabertura é o ponta pé inicial para resolução do grave problema herdado pela prefeitura com o fechamento do matadouro local. Recentemente o gestor anunciou a parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para a utilização do abatedouro localizado no campus de Ciências Agrárias, como outra alternativa diante da restrição para o abate de animais na cidade e que o estudo para a reestruturação do abatedouro municipal também já foi realizado.

Deixe uma resposta