Ação elimina grande fonte de esgoto despejado no rio São Francisco em Petrolina

Com a proposta de revitalizar e preservar o ecossistema do rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina criou o projeto Orla Nossa. (Foto: ASCOM)

Durante o processo de retirada das baronesas das margens do Rio São Francisco, na Orla de Petrolina (PE), equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) descobriram uma grande quantidade de esgoto saia de um ponto da rede pluvial, que deveria levar apenas água da chuva até o rio.

Desde a última segunda-feira (3), foi iniciada uma investigação a fim de saber a origem do problema. As equipes descobriram um dano na rede de esgoto na esquina das ruas João Cigano e Coronel José Rabelo Padilha, localizado no centro antigo da cidade.

Dessa forma, em vez de seguir pela rede de coleta, todo o esgoto das imediações daquela região central tinha como destino o Rio São Francisco. De acordo com o gerente de projetos da AMMA e responsável pelo projeto Orla Nossa, Victor Flores, esse tipo de situação ocasiona prejuízos significativos ao Velho Chico.

(Foto: ASCOM)

“Uma carga muito grande de esgoto leva nutrientes como nitrato e fósforo, além de gordura, que é muito difícil de tratar, diminuindo a quantidade de oxigênio na água e favorece a reprodução das baronesas, o que causa sérios impactos na flora e na fauna local”, destaca.

Para eliminar a grande quantidade de esgoto, imediatamente, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) foi acionada e, através da Diretoria de Saneamento, mobilizou a Compesa a fim de realizar uma intervenção no local. O trabalho, que vai resolver o problema em definitivo, começou na última quarta-feira (5) e terminou ontem (6).

Esta é apenas a primeira ação de eliminação de esgotos despejados no rio São Francisco. O trabalho é contínuo e será realizado em parceria entre a AMMA, a Diretoria de Saneamento da SEINFRAHM e a Compesa, como explica o Diretor de Saneamento, Igor Falcão.

“Petrolina é uma cidade reconhecida internacionalmente por suas inúmeras potencialidades, mas uma fama que não queremos ter é de poluidores do rio São Francisco. Por isso, somente com esse trabalho conjunto, é que vamos poder, finalmente, dar o tratamento que o nosso Velho Chico merece”, projeta Falcão.

Projeto Orla Nossa

Com a proposta de revitalizar e preservar o ecossistema do rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina criou o projeto Orla Nossa. As ações, que começaram no dia 20 de março, consistem na remoção de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos do rio, além da oxigenação da água e eliminação dos pontos de despejo de esgoto no São Francisco.

O programa é resultado da parceria entre a AMMA, SEINFRAHM, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Um Comentário

  • Sempre A|tento

    7 de abril de 2017 at 07:46

    Descobriu isto agora,não me diga,deixa eu dizer outros,pra eles não perderem tempo procurando.Vão lá no canal do alto cheiroso,no canal que pega os bairros Pedro Raimundo,jardim amazonas,cruzando a BR 407,este ai não é mais um canal é uma perna do rio São Francisco,só que tem uma grande diferença,não é uma perna de água potável e sim de esgotos,fora e fora outros que tem em toda cidade,vai nestes condomínios que fica lá pro lado de tapera,110% dos esgotos de lá são jogados no rio.

    Responder

Deixe um comentário