Acesso à internet por computador caiu pela 1ª vez em todo o país e o celular se consolida como principal meio de acesso à internet no Brasil, aponta IBGE

(Foto: Internet)

Pela primeira vez foi registrada queda, em todas as regiões do país, no uso de computador. Até 2014, número absoluto de casas que acessavam a internet pelo PC vinha aumentando.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o celular se consolidou como o principal meio de acesso domiciliar à internet no Brasil.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (22), pelo o IBGE, 92,1% do acesso à rede passou a ser feito pelo dispositivo móvel, o dado é de 2015 e faz parte do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Em relação à 2014, o uso do celular para acesso à internet aumentou em 11,7 pontos percentuais. A pesquisa mostrou, também que caiu pela primeira vez no Brasil o número de domicílios que utilizam microcomputador para acesso à internet. Em termos percentuais, o acesso domiciliar à internet por meio de microcomputador caiu de 76,6% em 2014 para 70,1% em 2015.

“Esse movimento começa a apontar que este tipo de equipamento está deixando de ser utilizado nos domicílios. Possivelmente, por causa das funcionalidades do smartphone, que são equivalentes ou até mesmo as mesmas”, avaliou a analista do IBGE Helena Oliveira.

Com informações do G1

Deixe uma resposta