Ações da prefeitura em combate à tuberculose são reforçadas em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina aderiu à campanha nacional em combate à tuberculose, que ocorre durante todo o mês de março. Atividades educativas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao longo dos próximos dias, além de ações direcionadas às pessoas privadas de liberdade e pessoas que vivem em situação de rua.

A programação é um reforço das ações que já são executadas pela prefeitura durante todo o ano. “Aumentar o índice de detecção de casos de tuberculose é uma das estratégias para o controle da doença, a médio e longo prazo. Com o diagnóstico precoce, o paciente inicia imediatamente o tratamento, o que interrompe a cadeia de transmissão. Se o diagnóstico é feito de forma tardia, o paciente pode passar anos transmitindo o bacilo da tuberculose e, podendo apresentar sequelas mesmo após início do tratamento, que é gratuito, fornecido no SUS, em todas as Unidades Básicas de Saúde”, alerta a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Das ações programadas, destacam-se as que serão realizadas na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (dia 13), Praça do Bambuzinho (dia 17), Centro Pop (dia 19) e Cadeia Pública Feminina (dia 20).

Deixe um comentário