Acompanhante de paciente relata problemas no HU em plena pandemia

Paciente e acompanhante estão proibidas de deixar quarto no HU

O isolamento social é necessário em casos de diagnóstico positivo do novo coronavírus. Mas imagine estar isolada em um hospital, sem direito a um atendimento digno e mais perguntas do que resposta. É justamente essa a situação vivida por duas mulheres no Hospital Universitário de Petrolina.

Desde a semana passada dona Jussiara Ferreira está acompanhando Judite Sousa no HU. Judite teve um derrame e permanece internada na unidade. Porém, uma paciente com quem ela compartilhava o quarto testou positivo para covid. Desde então um pesadelo começou.

Situação difícil

O Blog Waldiney Passos foi procurado pela filha de Jussiara, que nos contou mais sobre a situação. “A mulher tossiu e fizeram o teste de covid. Chegaram no quarto dizendo que elas não poderia sair, nem trocar de acompanhante. Disseram a ela [Jussiara] que vai ter que passar 10 dias lá”, disse.

O quarto não tem ventilação e as duas também estão proibidas de abrir as janelas. Para completar a situação, a as equipes de limpeza não estão fazendo o serviço completo. A família foi orientada a procurar a Ouvidoria e abrir uma reclamação para obter respostas oficiais, como fizeram. Cansada de esperar, dona Jussiara gravou o seguinte vídeo:

Sem direito a nada

Na última sexta-feira (25), a filha de Jussiara foi até o HU e conversou com uma assistente social. Ela foi informada que pode sim haver a troca de acompanhantes. Porém, agora a luta é outra: o teste da covid-19. E não bastasse a angústia de estar trancada no calor, sem higiene no quarto e sem o teste da doença, dona Jussiara está tendo que fazer as vezes de enfermeira. “Me deram um remédio a dar para Judite e eu perguntei [a uma funcionária do HU] se teria que eu dar”, conta Jussiara.

O que diz o HU

Em nota, o HU informou que “o processo de limpeza das enfermarias segue regularmente, como sempre, sendo observadas todas as diretrizes de higiene preconizadas pelo Ministério da Saúde”. O hospital também informou que as trocas de acompanhantes seguem os padrões estabelecidos e por fim, comentou sobre as queixas da família.

“Uma vez que os familiares já protocolaram demanda junto ao setor de ouvidoria, o HU Univasf respeitará a opção comunicacional feita pela família e/ou paciente e prestará os demais esclarecimentos através do referido setor“, afirma a nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO HU UNIVASF

Deixe um comentário